Com a grande quantidade de dispositivos móveis no mercado, como os smartphones e tablets, é essencial que o plano de marketing do seu restaurante inclua a liberação de WiFi gratuito no estabelecimento. Mais e mais pessoas estão tomando a decisão de comerem em restaurantes que oferecem zonas de WiFi gratuito, pois isso garante facilidade e acessibilidade a ferramentas como as mídias sociais e ligações gratuitas pelo celular. Portanto, é muito importante que você pense nessa possibilidade.
Dê uma olhada ao redor, observando as pessoas que estão no seu restaurante. Há sempre alguém que tende a dar uma espiada no seu celular durante uma refeição, enquanto ele está sobre a mesa. Pode-se ver que as boas maneiras à mesa foram abandonas nessa era digital. As pessoas geralmente querem conferir suas redes sociais para ver o que está acontecendo no mundo online a qualquer momento, inclusive no jantar.
Mas isso pode ser algo que pode beneficiar seu restaurante! Você pode oferecer a seus consumidores um desconto ou qualquer tipo de promoção caso eles curtam sua página empresarial no Facebook. Aproveite essa oportunidade para promover para seus fãs e fregueses através das suas redes sociais que você possui uma zona WiFi gratuita no seu restaurante.
Hoje, existem muitas lanchonetes e restaurantes, em todas as cidades, que estão oferecendo WiFi gratuito de maneira simples – o que as pessoas adoram, porque conseguem facilmente e rapidamente ficar online sem a desvantagem de precisar pedir pela senha.
Enfim, ao permitir que seus consumidores acessem o WiFi do seu estabelecimento, você faz com que eles se sintam mais confortáveis no seu ambiente. Seus fregueses e fãs com certeza vão apreciar a sua consideração para com eles, ao garantir que possam verificar seus celulares e redes sociais durante as refeições e enquanto esperam seus pedidos ficarem prontos. Logo, sua estratégia de marketing para o restaurante deve sempre incluir o oferecimento do WiFi gratuitamente, permitindo que seus consumidores interajam com seu negócio em diferentes níveis, os quais você irá se beneficiar.
Benefícios do WiFi gratuito
1. Atração de novos clientes
O WiFi permite que negócios como cafés, bares e restaurantes atraiam consumidores que no passado não se interessavam por seus estabelecimentos. Por experiência, sabemos que sentar sozinho num café ou bar é algo desagradável, que acaba nos desencorajando a sentarmos sozinhos em outras ocasiões. No entanto, a presença do WiFi transforma uma experiência ruim em uma saída positiva, pois ficar sozinho deixa de ser um fato negativo. Afinal, um ponto de WiFi gratuito ajuda as pessoas a se conectarem com os amigos online.
Outras pessoas geralmente atraídas por WiFi gratuito são os turistas – que ainda hoje se sentem frustrados pela falta de pontos gratuitos de Internet nas cidades e países que visitam. Uma boa oportunidade é explorar essa carência do mercado e atrair essa parcela de potenciais clientes.
2. Aumento no faturamento
Você pode até não achar que o WiFi tenha algo a ver com o encorajamento de pessoas a gastarem mais em suas saídas, mas estudos mostram que 62% dos consumidores gastam mais tempo nos estabelecimentos que oferecem zonas de Internet gratuitamente. Além disso, 50% das pessoas afirmam que acabam gastando mais dinheiro nessas situações, como consequência de passar mais tempo nos locais que oferecem WiFi grátis.
3. Conhecendo os clientes
O WiFi não é somente uma ferramenta que ajuda aos consumidores – ele também pode ser um grande auxílio para suas operações de marketing. Oferecer WiFi gratuitamente te dá a oportunidade de conhecer seus clientes, saber com que frequência vêm e vão ao seu restaurante e quanto tempo elas permanecem lá. Essa é uma forma muito mais abrangente e eficaz de poder ajudar a transformar fregueses casuais em clientes fiéis.
4. E-mail Marketing
Um método de se conectar aos seus clientes é o uso de e-mail marketing. O oferecimento de WiFi gratuito pode ser usado para coletar o e-mail do consumidor. Isso funciona muito bem, e é fácil de configurar. Quando um freguês tenta se conectar ao WiFi do estabelecimento, ele é direcionado para uma tela com a opção de fazer login usando seu perfil de rede sociais ou e-mail. Uma vez que o cliente tenha feito o login, ele pode utilizar o WiFi gratuito.
Esse método não é tão utilizado por restaurantes, até o momento, mas esse nicho está perdendo uma grande oportunidade que pode fazer o negócio crescer. Pense nas pessoas que gostam da sua comida e escolhem por utilizar seu WiFi. Quando você coleta seus endereços de e-mail, você pode enviar para elas promoções e convites virtuais. As pessoas que adoram seu estabelecimento e serviço certamente vão apreciar seus newsletters semanais e mensais, que podem conter promoções.
5. Melhoria do atendimento ao consumidor
A habilidade de personalizar seu marketing aumenta drasticamente com a informação que você aprende com seu sistema WiFi. Já que você pode rastrear a visita de cada consumidor, você poderá lançar materiais promocionais únicos, seja por e-mail, mensagem de texto, ou pessoalmente. Por exemplo: você pode parabenizar um cliente em sua 10ª visita oferecendo a ele uma entrada ou aperitivo gratuito. Você pode até mesmo alcançar consumidores que não têm visitado seu restaurante recentemente, oferecendo a eles um cupom de desconto para trazê-los de volta à sua porta. O céu é o limite com este tipo de promoção.
Preço e qualidade são meios tradicionais para os negócios se diferenciarem uns dos outros, mas a tecnologia está forçando as empresas a repensarem essa abordagem. Nessa era de smartphones, oferecer WiFi gratuitamente vai proporcionar a você uma vantagem significativa sobre os seus concorrentes, principalmente em relação àqueles que não oferecem internet gratuita para seus fregueses.
Conclusão
Se você trabalha com um negócio onde os consumidores sentam-se e esperam um serviço ou produto, você deve fortemente considerar investir em uma solução de WiFi gratuito que lhe proporcione todas as vantagens descritas acima.