Um levantamento feito pela empresa norte-americana App Annie mostra que usuários do mundo inteiro estão fazendo mais downloads e gastando mais em aplicativos. Somente em 2017 foram mais de 175 bilhões de apps baixados, impulsionados principalmente por mercados emergentes como o Brasil e Índia.
O Brasil aparece entre os principais mercados em número de downloads no mundo, considerando tanto aplicativos de iOS quanto de Android.
Estamos entre os cinco países que mais consomem aplicativos, perdendo apenas da China, Índia e Estados Unidos e à frente da Rússia.
Na Apple Store, aparecemos como o nono maior mercado em número de downloads, perdendo para China, Estados Unidos, Inglaterra, Rússia, França, Alemanha e Canadá. Já no Google Play o Brasil é o segundo que mais baixa aplicativos, superando os Estados Unidos e perdendo apenas para a Índia.
Em dois anos, o brasileiro aumentou em 20% a quantidade de downloads de aplicativos e a estimativa é que se torne uma das principais nações que gastam com apps nos próximos anos.
Atualmente, esse mercado é liderado pela China tanto em número de downloads quanto em receita dos aplicativos.
Cenário
Segundo o levantamento, o brasileiro possui em média 80 aplicativos instalados no celular, mas mensalmente usa apenas 40. Em média, o brasileiro gasta cerca de 200 minutos diários em aplicativos conectados à internet, como apps de mensagens e redes sociais, 20 minutos a mais que a média global.
De acordo com o estudo do App Annie, os aplicativos de finanças foram os principais destaques do mercado brasileiro nos últimos anos.
O número de download desse tipo cresceu 200% entre 2015 e 2017, impulsionado principalmente pelos investimentos em tecnologia de empresas do setor bancário.
Mas em termos gerais, os aplicativos de mensagem instantânea, redes sociais e serviços de streaming ainda são os favoritos dos brasileiros. No top 10 dos aplicativos mais usados no País estão WhatsApp, Facebook, Instagram, Uber, Waze, Netflix e Spotify.
Já a lista dos apps que os brasileiros mais gastam é liderada pelo Netflix, seguida de aplicativos de relacionamento como Tinder e Happn e serviços como Spotify.
Hoje, quem está buscando por um novo mercado em expansão para lançar o seu aplicativo móvel com o objetivo de aumentar sua receita, pode ver o Brasil como um dos melhores candidatos a se considerar na América Latina.
Conclusão
Embora os Apps mais utilizados estejam relacionados as redes sociais, mensagens e entretenimento, existe uma tendencia de cada vez mais as pessoas passarem a utilizar os Apps para praticamente tudo. Dessa forma nos próximos anos veremos um crescimento na oferta de aplicativos móveis para todo tipo de serviço e segmento.
As empresas que desejarem estar conectadas aos seu público alvo, não podem fechar os olhos para a necessidade de passarem a oferecer seus serviços e produtos através dessa tecnologia, ou então ficarão para trás.