As lojas estão em um estado constante de competição intensa, não apenas umas com as outras, mas também com as lojas online. Elas também lutam para alcançar clientes distraídos, que preferem procurar negócios em seus smartphones do que prestar atenção aos anúncios publicitários. Então, com toda a concorrência, como as lojas podem ter uma vantagem? Qual o papel do Digital Signage em ambos, melhorando a satisfação do cliente e impulsionando?
Obtenha a experiência corretamente
É impossível tirar os clientes dos seus telefones, por isso os lojistas não devem sequer tentar. Seu objetivo, em vez disso, deve ser ajudar seus clientes a “experimentar” um produto e entender suas características.
“Eu não acho que os lojistas devem se concentrar em deslocar o foco de seus clientes para longe de seus dispositivos móveis. Os consumidores visitam lojas de varejo porque querem ver os produtos pessoalmente, tocar, verificar a forma, se envolver com especialistas em produtos, etc.” John Moezzi, gerente de contas nacional, restaurante e vendas verticais de varejo, NEC Display Solutions, disse em uma entrevista. “Em vez disso, os lojistas devem se concentrar na criação da melhor experiência possível do cliente, enquanto os consumidores estão em sua loja”.
Moezzi apontou que o Digital Signage pode ajudar os clientes, “experimentar como é usar o produto em sua vida, enquanto fornece uma grande quantidade de informações sobre o produto, vai chamar a atenção dos clientes”. Se um lojista não fornecer essa informação, os clientes irão pular para seus telefones para encontrá-la.
O Digital Signage também permite que os lojistas mudem informações na hora de criar melhores experiências.
“Nós usamos o Digital Signage pela flexibilidade e facilidade de transmitir informações importantes aos nossos clientes. Nós gostamos de poder compartilhar detalhes sobre promoções, produtos e serviços. Usar o Digital Signage também nos permite fazer mudanças rapidamente e criar mais imagens dinâmicas e vídeos para transmitir nossa história “, disse Derek Gaskins, diretor de clientes da Rutter’s, uma cadeia de conveniência baseada no centro da Pensilvânia, em uma entrevista.
Impulsionando as vendas
Todo usuário final precisa ter uma ideia clara de como uma determinada tecnologia irá melhorar as vendas, seja a curto ou longo prazo. Se implementado corretamente, o Digital Signage pode gerar resultados em ambos.
Curto prazo
O Digital Signage pode influenciar através de material promocional atraente, que pode falar diretamente com os clientes no momento da compra.
“A mensagem promocional via Digital Signage também é conhecida por dirigir as vendas, já que o conteúdo é mais envolvente do que a sinalização estática tradicional, através do uso de vídeo e animação, ao mesmo tempo que oferece uma oportunidade para que muitas mais mensagens sejam entregues em um ambiente livre de problemas,” Moezzi disse.
Os lojistas também podem alterar mensagens em qualquer lugar, o que torna as propagandas do Digital Signage muito mais eficazes do que os banners estáticos, que podem demorar um pouco para mudar. Os usuários finais também podem ser criativos, integrando dados de clientes e análises para melhorar o conteúdo.
“O Digital Signage que incorpora dados externos e baseados em sensores para desencadear mensagens de contexto relevantes, também é um método muito poderoso para influenciar as decisões de compra e aumentar as vendas”, disse Moezzi.
Longo prazo
O Digital Signage também pode desempenhar um grande papel na estratégia de marketing para o fortalecimento da marca, identidade, conscientização e lealdade. Construir uma marca forte tem um grande número de partes, como uma cultura de empresa valiosa, anúncios fortes e uma excelente narrativa.
“Utilizar técnicas de narração de histórias e incorporar elementos de mídia social oferece uma oportunidade para ganhar fieis seguidores que equivalem a relacionamentos de longo prazo e mais vendas”, disse Moezzi.
Também é fundamental para aumentar a consciência da marca se você estiver remodelando ou alterando sua loja, como Rutter’s. Gaskins salientou que a Rutter’s implantou o Digital Signage enquanto remodelava, e até agora, foi um grande sucesso.
Preste atenção aos seus feedbacks
O Digital Signage é uma ferramenta de comunicação dinâmica, mas para se comunicar efetivamente, os lojistas precisam continuar a se comunicar tanto interna quanto externamente com seus clientes e funcionários.
Gaskins disse: “Qualitativamente, recebemos excelentes comentários dos clientes e dos membros da equipe nas lojas, então sentimos que foi uma ótima jogada”.
Você pode obter esse tipo de dados medindo a reação do consumidor aos monitores. Eles se aproximam deles? Quanto tempo eles permanecem nos monitores? Eles interagem com eles?
Você também pode realizar pesquisas sobre a sua eficácia geral na comunicação, para ver se os clientes ouviram falar sobre uma promoção específica de uma exibição.
Se você não está se comunicando de forma eficaz, nem seu Digital Signage!
Fonte: Digital Signage Today