A Coca Cola Company está trabalhando para levar a sinalização digital a seus muitos fornecedores por meio de um aplicativo para dispositivos móveis conhecido como Neko, desenvolvido com o Google. Greg Chambers, diretor global de inovações digitais da Coca Cola, fez uma palestra na Digital Signage Expo, no Las Vegas Convention Center, sobre como o gigante das bebidas entregou este aplicativo, que foca em uma imagem mais holística da sinalização digital e das experiências dos clientes. Chambers enfatizou que as empresas que analisam a sinalização digital e a experiência não devem considerar o digital apenas como uma coleção de peças, mas como uma entidade.
“Precisamos parar de olhar para esses sistemas, precisamos olhá-lo globalmente”, disse Chambers. “Seu espaço físico é sua plataforma.”
O início da Coca-Cola na sinalização digital
Quando a Coca Cola entrou no espaço de sinalização digital, eles começaram a espalhar conteúdo em todos os tipos de displays, grandes e pequenos, como placas de menu, quiosques e até mesmo um protótipo de exibição de caminhão único. Chamber disse: “É divertido colocar as coisas na traseira de um caminhão”.
Quando a Amazon comprou a Whole Foods, Chambers disse que estava recebendo telefonemas aterrorizados de operadores de supermercados que estavam preocupados que a Amazon os esmagasse. Ele acredita, no entanto, que a tecnologia de exibição é a maneira como esses varejistas podem lidar com a gigante da Amazônia, oferecendo experiências digitais.
Para atender a essa necessidade, a Coca Cola criou a Neko como um “carro de passo” para ajudar as empresas a implementar recursos avançados de sinalização digital rapidamente.
O pacote de sinalização digital da Voltron
Chambers descreveu as quatro partes do sistema como sendo um pouco como Voltron, um desenho animado com cinco leões robô que se combinam em um robô, ou Office, em que eles funcionam bem separadamente, mas funcionam melhor juntos. Eles são Display, Talk, Recon e Quest.
O Display permite que os clientes criem e controlem seu conteúdo de sinalização digital para uma variedade de displays, sejam TVs ou placas de menu. Por exemplo, um dono de restaurante pode tirar algumas fotos de seu produto e usá-lo para o conteúdo de suas pastas de menu.
Chambers enfatizou que isso essencialmente permite que os clientes coloquem conteúdo HTML no display e “não é a ferramenta mais avançada disponível”. Mas, não se destina a ser a solução de sinalização digital one-stop. Por exemplo, os clientes podem trazer outros fornecedores para usar aplicativos diferentes, se desejarem.
O próximo componente é o Talk. Isso essencialmente permite que os clientes alterem o conteúdo remotamente simplesmente conversando com o aplicativo. Isso é especialmente útil para os funcionários da Coca Cola no campo, analisando a qualidade do produto.
Chambers contou uma história de como os funcionários da Coca Cola no passado costumavam viajar por todo o país, saboreando Coca-Cola para ver se a fórmula estava certa ou certificando-se de que as latas parecessem em bom estado. Com esse recurso de conversa, esses funcionários podem atualizar o conteúdo em exibições na hora.
A Recon atua como o pacote de análise da Neko para ajudar os clientes a continuarem no topo do ROI. Chambers descreve isso como uma forma de evitar que conteúdo obsoleto seja definido e corroído seu ROI. Para uma loja local e familiar, ele enviaria arquivos PDF com informações analíticas importantes sobre o desempenho de uma exibição.
A Quest permite que os clientes tragam jogos de realidade aumentada para seus displays. Chambers descreveu como a Coca Cola criou um AR, “pegue a lata” em um jogo de basquete, onde os clientes baixaram um aplicativo e conseguiram pegar latas de Coca-Cola virtuais. Ao usar o Quest, os clientes podem acessar os jogos da Coca Cola e integrá-los em seus displays, seja um display de posto de gasolina ou um simples display de varejo.
O efervescimento da inovação
O objetivo geral deste projeto não é ser a solução definitiva de sinalização digital, de acordo com Chambers, mas sim pressionar várias indústrias a alcançar uma estratégia digital mais aprofundada, para atuar como um “carro de passo”.
Ele também aponta que este produto é parte de uma tendência maior de entregar sinalizações digitais mais acessíveis às empresas. Não é divertido quando “você tem este novo brinquedo, mas não pode jogar sem pagar US $ 500.000 e passar por um aplicativo de 6 meses”.
A chave para toda essa inovação, como Chambers coloca, é lembrar de olhar para todo o seu ecossistema de varejo e ver como você pode gerar valor digitalmente. Isso, por sua vez, ajudará a fornecer soluções inovadoras.
Fonte: Digital Signage Today | de Bradley Cooper