Muitos tipos diferentes de organizações de todos os tamanhos estão usando a sinalização digital para envolver e informar seus funcionários e visitantes. Alguns estão usando isso com grande efeito, enquanto outros não vêem nenhuma melhora significativa nas comunicações. Há muitas maneiras de ter sucesso na sinalização digital. E algumas maneiras muito claras de falhar.
1. Visualmente confuso
Se demorar muito para uma pessoa ler sua mensagem, você está fazendo algo errado. Você tem apenas alguns segundos para agarrar a atenção deles, e depois outros poucos para mantê-lo. Agarrar a tela com muitas zonas de conteúdo é uma forma de garantir que sua mensagem seja perdida – é confuso e as pessoas simplesmente caminham. O mesmo vale para muito texto na tela, ou usando texto em maneiras visualmente confusas – ter mais de uma fonte por mensagem é uma má idéia, como todas as letras em itálico ou negrito, ou TODAS AS CAPS. Ter linhas de texto muito próximas também dificulta a leitura rápida, assim como o uso de texto colorido que colide com o plano de fundo.
2. Movimento estranho
O conteúdo em movimento é notado cinco vezes mais do que estático, por isso, se você não tem nada em movimento nas telas, não está recebendo a atenção que deseja. No entanto, muito movimento cria um caos visual e também faz as pessoas desviarem o olhar. Use animação e vídeo, mas com moderação – para melhorar, não diminuir.
3. Imagens de baixa qualidade
A sinalização digital em modo texto é quase certamente fadada ao fracasso, portanto, você deseja usar imagens. Mas certifique-se de que é de alta qualidade – usando imagens esticadas, esmagadas ou pixeladas faz com que todos os seus esforços pareçam amadores. O clipart comum também não funciona mais nos públicos visualmente sofisticados de hoje. Imagens de alta resolução que ajudam a reforçar sua mensagem são a chave.
4. Sem contraste
Obviamente, texto branco em um fundo claro seria quase impossível de ler. E o mesmo vale para o texto escuro em um fundo escuro. Mas você quer usar princípios de contraste para fazer mais do que apenas tornar suas mensagens legíveis – você quer melhorar elementos-chave. Tente usar um pouco de texto em negrito ou cores de alto contraste para destacar elementos-chave e misturar um pouco os tamanhos das imagens. Mas tenha cuidado para não acabar fazendo uma grande bagunça que afaste a sua mensagem.
5. Nenhum conteúdo personalizado
Algumas organizações simplesmente recriam seu site em suas telas, ou lançam um monte de arquivos pdf. Não é para isso que a sinalização digital serve. Você precisa de conteúdo personalizado que funcione para os tamanhos de exibição específicos nos locais específicos em que são colocados para esse público específico. Ele precisa ser um conteúdo exclusivo em um formato exclusivo para pessoas em movimento – fácil de ver à distância e intrigante o suficiente para fazer as pessoas pararem e olharem um pouco mais.
6. Colocação incorreta
Suas telas estão muito altas ou ficam atônitas durante horas de tráfego intenso, e as pessoas simplesmente não conseguem vê-las. Você quer suas telas no nível dos olhos, ou um pouco mais alto – e se for mais alto, incline-as um pouco para baixo. Você também precisa ter certeza de que suas telas estão onde as pessoas realmente vão e gastam tempo – colocar uma tela cara em um corredor no armário de suprimentos raramente visitado não faz bem a você.
7. Nenhuma chamada para ação
Cada mensagem precisa ter algo para o espectador fazer – inscreva-se, compareça à reunião, vá a uma página da Web, beneficie o café, qualquer coisa. Dar-lhes uma chamada à ação é gratificante para eles – eles sentem que fazem parte de algo – e lhe dá ROI sobre o quão eficazes são suas mensagens. Sem uma chamada à ação, seus sinais são apenas uma marca.
8. Não conhecer o seu público
Se você não sabe exatamente quem é seu público, como você pode se comunicar efetivamente com eles? Quais são seus desejos e necessidades? Eles preferem dados concretos, humor, dicas e truques, ou o que? Quais são os seus desafios e como você pode ajudá-los a superar esses desafios? Quando eles olham para seus displays? Eles já interagem com eles – seja fisicamente com telas sensíveis ao toque ou mais tarde, seguindo uma chamada à ação? Se você não conhece seu público, é hora de fazer uma pesquisa.
9. Nenhuma comunicação com as partes interessadas
As partes interessadas em uma implantação de sinalização digital podem ser de provedores de tecnologia a profissionais de RH e anunciantes em seu sistema, bem como sua equipe de criação e gerenciamento de conteúdo. Identificar todos que têm uma parte da implantação E a operação do dia-a-dia é vital. Muitos sistemas de sinalização digital não são adotados com sucesso porque uma equipe de TI a instala sem nunca consultar quem a usará.
10. Nenhuma manutenção
Você criou algumas telas e começou a enviar mensagens sem pensar em manutenção ou expansão. Sinalização digital é incrivelmente escalável, mas você precisa planejar isso. Considere o que você pode precisar de 3 a 5 anos e planeje para isso. Você também precisa manter seu sistema atualizado com novos hardwares, sistemas operacionais e atualizações de software. Como qualquer outro sistema, se você não atualizar conforme você avança, algo acabará se quebrando.
11. Sem flexibilidade
Você não pode planejar que sua equipe atual esteja sempre presente – tenha instruções claras e procedimentos de treinamento para novas pessoas entrando em papéis antigos. Ou talvez os papéis precisem se expandir, dividir ou mudar? Mas, ainda mais importante, como você se adaptará no futuro a novas tecnologias, tendências e mudanças demográficas? Se o seu sistema se tornar fossilizado, você perderá a vantagem competitiva em um mundo acelerado e em constante mudança. Seja flexível e capaz de se adaptar conforme necessário, e seu investimento em sinalização digital continuará pagando dividendos por muito tempo.
Fonte: Digital Signage Today | de Debbie Wilson-dewitt