Aparentemente, parece que os varejistas de tijolo e argamassa estão com problemas. Grandes marcas legadas como Sears e JC Penny estão diminuindo drasticamente sua presença na loja, enquanto varejistas como a Toys R Us estão fechando por completo. É verdade que o comércio eletrônico está causando estragos no espaço físico, mas acredito firmemente que os relatórios sobre o fim do varejo são muito exagerados.
Os clientes ainda desfrutam da experiência de fazer compras – a maioria das pessoas não é tão reclusa que deseja restringir as compras nas lojas. Eles não querem viver a vida entre quatro paredes com tudo trazido à sua porta. Eles gostam de sair, conhecer e interagir com pessoas, incluindo assistentes de varejo com conhecimento. Há um lado positivo para ver e manipular certos produtos antes da compra.
A chave para recuperar o tráfego de pessoas no varejo é a própria experiência de compra. Aqui estão cinco exemplos de nossos clientes em todo o mundo, que adotaram medidas extraordinárias para melhorar a experiência de compras no varejo físico:
Torne a experiência do cliente suave e perfeita
A loja principal da Robinsons com 61 mil metros quadrados do Dubai Festival Mall possui solução de digital signage que pode ser atualizada instantaneamente pela equipe da loja. Os clientes são bem-vindos pelos orientadores que os direcionam sem problemas, não apenas para o departamento relevante, mas também para a marca que eles vêm ver. Cada departamento tem colunas de marca com conteúdo de vídeo fornecido por essas marcas. No check-out VIP, outras telas anunciam promoções especiais para os clientes mais abastados.
Incentivar a interação
A Travel é uma loja on-line top, mas a primeira loja de férias interativa do Reino Unido, a Cruise 1st, em Manchester, oferece aos clientes um espaço verdadeiramente único para selecionar as próximas férias de cruzeiro. Compradores são atraídos por telas na janela e um videowall 2×2 mostrando conteúdo de vídeo 4K e imagens. Na loja, o conteúdo de TV ao vivo da própria Cruise é exibido em um videowall. Os quiosques touchscreen tornam a escolha de um feriado um jogo para toda a família.
Use a tecnologia beacon
A tecnologia Beacon melhora a experiência geral do digital signage, aumentando o envolvimento do público e criando uma experiência personalizada em duas telas. Usando a tecnologia de beacon Bluetooth Low Energy (BLE), os clientes podem obter comunicação bidirecional entre digital signage e dispositivos móveis e oferecer promoções altamente direcionadas com base na localização, bem como controlar a reprodução do digital signage a partir de um dispositivo móvel.
Use as mídias sociais da loja para envolver os clientes
O Vegas EXP adicionou as compras experiências digitais aprimoradas. Tem um total de 28 telas, com uma tela interativa de 55 polegadas no coração da loja. Quando ocioso, a tela exibe conteúdo, como os notáveis feeds do Instagram e a previsão do tempo local. Quando os clientes se envolvem com o monitor, eles podem navegar no catálogo on-line, mas também se divertir com o modo selfie, percorrer e tirar selfies na frente de vários cenários icônicos de Las Vegas.
Crie algo de impacto
A loja principal do El Palacio de Hierro, localizada na Cidade do México, reproduziu um grande teto de vitral com uma esfera de LED de 60 polegadas e um painel de LED de teto completo instalado no topo da loja principal de 6 metros de altura.
Com inovações como essas, fica claro que não estamos nem perto do fim dos tempos para o varejista físico. O mergulho que estamos vendo no varejo é um sinal de que os varejistas ainda não atingiram a fórmula correta para se manterem relevantes nesta era digital. Mas os varejistas experientes estão enfrentando o problema de frente e usando o digital signage para oferecer a experiência certa para manter os clientes voltando.
Fonte: Digital Signage Today | de Jeff Hastings