Muitas empresas estão começando a utilizar soluções de gerenciamento de conteúdo baseadas em nuvem para gerenciar seu conteúdo de sinalização digital. Em alguns casos, um sistema baseado em nuvem pode oferecer não apenas melhor conteúdo, mas também uma melhor experiência do cliente por meio de maior controle, recursos dinâmicos e implementação mais fácil.
Maior controle
O primeiro grande benefício, de acordo com Mike Tippets, vice-presidente de marketing corporativo e desenvolvimento organizacional da Hughes, é a capacidade de controlar quantos monitores forem necessários, se você tiver alguns painéis LCD ou milhares de monitores.
Há várias maneiras pelas quais as soluções baseadas em nuvem podem gerenciar o conteúdo. Muitos usam listas de reprodução que os usuários podem enviar para exibições individuais ou múltiplas. Outros usam um sistema de marcação que “permite ao administrador simplesmente marcar o conteúdo para exibir (ou não) em uma determinada tela, conjunto de telas, em um determinado momento e por uma duração específica”, disse Tippets.
Outros recursos que ajudam a melhorar o controle incluem:
- Verificações de integridade para garantir que todas as exibições estejam sendo executadas.
- Armazene e encaminhe recursos que podem continuar a reproduzir conteúdo mesmo se a Internet cair.
- Atualizações em massa sem pico.
- Capacidades dinâmicas.
Conteúdo dinâmico
As soluções baseadas em nuvem, se usadas adequadamente, também podem fornecer mais conteúdo dinâmico, de acordo com a Tippets.
“Uma solução baseada em nuvem é a melhor maneira de integrar conteúdo dinâmico em um sistema de sinalização digital. O sistema Hughes atualizará informações dinâmicas toda vez que o conteúdo for exibido ou em um cronograma predefinido (por exemplo, uma vez a cada quatro horas). O conteúdo dinâmico, é claro, é a TV ao vivo – e através de nossa parceria com a Dish, podemos fazer programação ao vivo com o clique de um mouse “, disse Tippets.
Ele também apontou como os sistemas podem integrar uma variedade de conteúdo dinâmico, como clima, fluxos de mídia social e muito mais. Sistemas baseados em nuvem podem extrair conteúdo de fontes, como um URL público, um feed RSS ou uma API.
A razão real para usar o conteúdo dinâmico é entregar uma reportagem, de acordo com John Jordan, diretor de clientes da Total Wine and More, um varejista de vinhos, cervejas e destilados.
“Na Total Wine and More, nosso trabalho é contar uma história – acreditamos que os fatos contam, mas as histórias são vendidas – e a sinalização digital nos permite contar a história que leva o produtor de vinho, cerveja ou destilados ao cliente. A sinalização digital nos dá a flexibilidade para alavancar o conteúdo dos produtores em um esforço combinado e coordenado, com conteúdo que criamos internamente “, disse Jordan. “Com quatro telas em cada uma das mais de 190 localidades, temos uma variedade de materiais que queremos exibir, dependendo da hora do dia e se apresentamos ou não um produto ou região específica, e com a sinalização digital podemos fazer isso com rapidez, facilidade e total confiança na conformidade.”
Faça o rollout mais fácil
Para grandes varejistas com vários locais ou mesmo apenas grandes lojas, pode ser um desafio implantar sinalização digital, especialmente porque cada tela precisa ser configurada com hardware, software e um media player, sem mencionar o conteúdo.
Para esses lançamentos maiores, o gerenciamento de conteúdo baseado em nuvem pode facilitar o acesso rápido e fornecer conteúdo interessante aos clientes, de acordo com Jordan.
“Recebemos logins e senhas para nossos vários usuários e podemos fazer alterações em qualquer loja de TV, remotamente. Isso também significa que a implantação em novas lojas é fácil; estamos trabalhando em um dia em vez de semanas no planejamento técnico, revisões de segurança e outras etapas de TI necessárias “, disse Jordan.
Jordan apontou que, ao selecionar uma solução baseada em nuvem, a Total Wine conseguiu se concentrar mais na produção de conteúdo para impulsionar o engajamento e as vendas do cliente, e não no planejamento técnico.
Economizando tempo em tecnologia, os varejistas podem voltar ao que é realmente importante: vender suas marcas.
Fonte: Digital Signage Today | por Bradley Cooper