Hoje, o marketing móvel é uma das formas mais poderosas de marketing digital. Mídias sociais, email e marketing de vídeo são outros canais de marketing digital, mas nenhum deles é tão eficiente quanto o marketing móvel. O marketing móvel implica fornecer aos usuários de telefones celulares informações personalizadas que promovam produtos e serviços.
Tem um alcance extenso. Bilhões de pessoas em todo o mundo usam ativamente dispositivos móveis. O público está lá para ser aproveitado. Com o marketing móvel, você pode enviar informações sensíveis ao tempo e ofertas personalizadas por meio de notificações push, aplicativos móveis, mensagens de texto, códigos QR, Bluetooth e mensagens multimídia.
O marketing móvel pode ser vital para aumentar a fidelidade à marca. Também aumenta as chances de conquistar novos clientes e, ao mesmo tempo, garante que os já existentes voltem a patrocinar seus negócios.
Como outras formas de marketing digital, existem várias estratégias de marketing móvel por aí. O truque é escolher uma abordagem que funcione com o seu público; uma abordagem que aumenta o engajamento da marca, a conscientização e a participação do cliente.
Abaixo, encontra-se uma lista de estratégias de marketing para celular que garantem taxas de engajamento e conversões para sua empresa:
Faça o melhor uso de micro-momentos
Micro-momentos é um termo cunhado pelo Google. Refere-se principalmente a momentos em que as pessoas usam seus telefones para obter conselhos ou informações. A acessibilidade inédita aos dispositivos móveis da Internet permite que muitos usuários procurem respostas imediatas, o mais rápido possível, de preferência sem dados irrelevantes. Dados estranhos incluem gráficos, arquivos PDF e gráficos.
Existem quatro micro-momentos principais que você deve aproveitar repetidamente. Eles são:
- “Eu quero saber” momentos, por exemplo, “Quem inventou o celular?”
- “Eu quero ir” momentos, por exemplo, “Onde posso ver um filme?”
- “Eu quero fazer” momentos, por exemplo, “Como faço para atualizar meu computador pessoal?”
- “Eu quero comprar” momentos, por exemplo, “Compre o Samsung Galaxy S9”.
Otimizar esses micromomentos pode fazer toda a diferença para o seu negócio.
Você tem que pesquisar e antecipar as pesquisas e necessidades mais comuns de seu público-alvo. O próximo passo é criar conteúdo acionável que atenda a essas necessidades.
Tome o cuidado adequado para garantir que seu conteúdo seja direto ao ponto.
O marketing móvel realmente brilha quando você promove sua marca enquanto fornece respostas para esses micro-momentos.
Tomemos por exemplo uma empresa de roupas. Ao responder uma pergunta sobre como amarrar um nó de gravata, você pode fornecer um hiperlink para uma página em seu site com uma coleção de gravatas para venda.
Você também pode ser criativo ao incluir sugestões e informações sobre ofertas e descontos de compras como parte de seu conteúdo. Apenas certifique-se de incluir esses links e ofertas sem comprometer a brevidade e a qualidade das informações que você está fornecendo.
Use códigos QR para melhorar a experiência do usuário
A maioria dos usuários de telefones celulares está ciente do fato de que a digitalização de códigos QR com smartphones é uma fonte de informações acessível. Uma porcentagem considerável de compradores confessou usar smartphones para escanear códigos QR para comparar preços.
Use códigos QR para fornecer uma informação perfeita ao seu público-alvo.
Lembre-se de que todos desejam informações o mais rápida e diretamente possível. Quando digitalizados, seus códigos QR devem levar diretamente a uma informação específica, valiosa e útil. Veja-os como um atalho para sua base de clientes para obter as respostas de que precisam.
Certifique-se de que seus códigos QR executem um dos seguintes procedimentos:
- Levar os usuários a uma página com informações detalhadas sobre um produto
- Ofereça aos usuários ofertas, promoções ou um cupom
- Permitir que os usuários sigam sua marca nas mídias sociais.
Utilize o SMS para se conectar com seus clientes rapidamente e em qualquer lugar
De acordo com estatísticas recolhidas da Venture Beat, a taxa de abertura de promoções e campanhas enviadas via mensagens de texto é de 98%. Isso representa a maior taxa de abertura entre as formas disponíveis de marketing digital.
Por outro lado, estima-se que o número de usuários de cupons móveis chegue a 1,05 bilhão em 2019. As mensagens de texto são uma ótima maneira de interagir com seus clientes, oferecendo ofertas especiais e promoções personalizadas, entre outras coisas.
Como as mensagens de texto quase sempre são abertas, você deve garantir que seus clientes estejam prontos para adicionar seus números às suas listas de mensagens.
Você pode fazer isso oferecendo uma compensação na forma de descontos para clientes que se inscreverem com seus números de telefone. Além disso, você pode usar mensagens de texto para divulgar as vendas, enviar lembretes para empresas baseadas em compromissos, realizar pesquisas com clientes e verificar clientes relutantes.
Existem muitas outras maneiras pelas quais o marketing móvel pode capacitar uma marca e aumentar seu alcance, mas as estratégias listadas acima são testadas e funcionam admiravelmente se incorporadas com precisão.
Estude seu público, entenda suas necessidades e use os pontos fortes de sua marca por meio de um marketing móvel atraente e atraente.