Os exibidores sabem que os lucros das concessões costumam ser cruciais para seus resultados, já que as vendas de ingressos mal cobrem os custos de aluguel de filmes dos distribuidores.
A fim de gerar receita per-capita significativa, um cinema precisa vender concessões para o maior número possível de clientes. Mas como apenas 34% dos espectadores se descrevem como “muito prováveis” de comprar concessões, os proprietários e operadores precisam ser criativos para chamar a atenção dos clientes para o estande de concessão.
É por isso que um número cada vez maior de donos de cinemas está adotando o digital signage e os menu boards digitais em suas áreas de lobbies e concessão. Quando usados estrategicamente, essas telas podem induzir os clientes a adicionar um lanche ou uma refeição às suas compras de filmes – aumentando a receita, melhorando a experiência do cliente e aprofundando o engajamento. Veja como isso funciona.
Ofertas de concessão de tamanho único não funcionam como costumavam
Os clientes do filme de hoje são mais seletivos do que nunca sobre o que e onde eles comem. Pipoca e doces podem ter sido os lanches de cinema do passado, mas à medida que a popularidade dessas guloseimas diminui, novos lanches como as asas quentes, pizza, chocolate gourmet e até mesmo frutas frescas estão ganhando destaque. Os clientes da geração do milênio, em particular, provavelmente evitarão as concessões de tamanho único e procurarão lanches que satisfaçam seus desejos individuais.
Um estudo recente da Deloitte descobriu que as marcas de foodservice mais bem-sucedidas “tiram proveito das opções e análises de tecnologia digital” para oferecer ofertas de alimentos e bebidas altamente personalizadas para diferentes segmentos de clientes. Estandes de concessão de cinema não são exceção a essa nova realidade, especialmente agora que muitos cinemas adicionaram restaurantes e bares às suas áreas de recepção. Todos esses pontos de venda atraem diferentes informações demográficas de clientes em diferentes momentos do dia, o que significa que os sinais estáticos não estimularão quase o mesmo número de vendas que as dos menus digitais adaptáveis.
Para vender essa grande variedade de novas concessões, os cinemas precisam abordar o envolvimento do cliente como se fossem restaurantes de serviço rápido, usando publicidade altamente personalizada para se conectar com o gosto único de cada cliente.
Menus digitais entregam mensagens direcionadas no ponto de venda
Ao abordar cada grupo demográfico de visitantes como um conjunto exclusivo de oportunidades de vendas, os expositores podem atrair cada grupo com ofertas pessoalmente relevantes – por exemplo, oferecendo combos com pequenas bebidas e lanches saudáveis para apresentações familiares diurnas e depois mudando para promoções de hambúrguer e cerveja em noites de estreias.
Os menus digitais permitem atualizações instantâneas de opções de menu e ofertas, permitindo que os gerentes de concessões mudem para novos lançamentos de vendas para cada uma das exibições do dia ou até mesmo adicionem itens novos à apresentação de slides da concessão assim que forem fotografados. A sinalização digital adaptável também facilita a inclusão de logotipos de mídia social, incentivando os clientes a compartilhar suas experiências ou adicionando ícones que indicam opções saudáveis, como frutas cultivadas localmente ou chips sem glúten.
E para o público mais jovem, a sinalização digital serve como um claro indicador de que esse cinema é inteligente, conectado e totalmente integrado à tecnologia mais recente. Até mesmo algumas pequenas telas digitais podem fazer uma diferença dramática na aparência do lobby de um teatro, trazendo uma sensação de alta energia para toda a área da recepção, compartilhando uma série de ofertas de concessão altamente segmentadas com clientes esperando seus filmes começarem.
A sinalização digital representa uma economia significativa em comparação às placas de papel tradicionais
Os menus digitais exigem um investimento inicial, mas representam uma economia anual de até US$ 2.200 nos menus de papel. Uma vez que cada argumento personalizado em um menu digital contribui para aumentar drasticamente a receita, esses anúncios chamativos logo se pagarão de diversas formas inter-relacionadas.
Uma vez que os custos iniciais de instalação são atendidos, a única taxa de troca em novas imagens, menus e apresentações de slides é o custo da eletricidade. As imagens digitais nunca exigem papel ou tinta – ou um serviço de courier para entregar novos cartazes. Os gerentes nunca terão que pagar um empregado para alterar os preços manualmente ou retirar os sinais antigos e colocar os novos. E eles nunca mais sofrerão o constrangimento de perceber que faltam cartas que caíram do tabuleiro.
Embora a sinalização digital não seja uma ferramenta de marketing final, um grande número de estudos demonstrou que ela aumenta as vendas – desde que seja usada para melhorar a marca do cinema e não sobrecarregar os clientes com anúncios constantes. Os expositores que usam menu digitais e telas estrategicamente, em conjunto com outras táticas de marketing, já estão colhendo as recompensas: repetir negócios, aumentar os lucros e uma base de clientes altamente engajada.