Vivemos em um mundo digital e a tecnologia continua sendo uma tendência crescente em todos os setores. A indústria de restaurantes não é diferente. Tudo, desde delivery, aplicativos, pedidos on-line, sinalização digital, inteligência artificial e tecnologia de automação. Ao longo dos anos, os aplicativos de restaurantes foram exibidos com mais frequência. De acordo com as estatísticas, os clientes usam aplicativos móveis de restaurantes para visualizar menus e preços (35%), buscam descontos (37%), pedem comida on-line (23%) e fazem reservas (32%).
Vale a pena para o seu restaurante desenvolver um aplicativo?
Antes de tomar uma decisão, vários fatores devem ser considerados, incluindo tamanho e segmento do restaurante, metas gerais de negócios, custos e como o aplicativo é desenvolvido.
Tamanho do restaurante e segmento
A primeira pergunta a fazer: um aplicativo para dispositivos móveis é adequado para sua empresa neste estágio e nesse segmento? Se você estiver no segmento de restaurante de serviço rápido ou casual rápido, encontrará aplicativos um pouco mais comuns em comparação com outros.
No entanto, o número de unidades do seu restaurante terá um grande papel na decisão de criar um aplicativo. Se o seu restaurante tiver uma única unidade, um aplicativo para dispositivos móveis provavelmente não é um investimento viável porque a expansão pode ser sua prioridade. Se você é um operador de várias unidades, um aplicativo permitiria que os clientes adquirissem recompensas em vários locais, aumentando assim a fidelidade do cliente, independentemente de onde eles interagem com sua marca.
Criar um aplicativo tem vários benefícios, incluindo conveniência e criação de seu público. Além disso, sua marca pode ganhar vitórias com possíveis clientes, proporcionando uma experiência de usuário intuitiva, que poderia afetar positivamente os resultados. Pedidos on-line e no aplicativo ajudaram os restaurantes a aumentar o tamanho da receita em 25%.
Objetivos de Negócio
Outro passo no processo de tomada de decisão seria pensar nas metas que você definiu para o seu restaurante e nos resultados que gostaria de obter de um aplicativo. Se você é um operador de várias unidades e quer atrair mais franqueados, o desenvolvimento de um ótimo aplicativo pode funcionar a seu favor.
A grande base de clientes de um restaurante pode atrair franqueados e um aplicativo pode fornecer um canal de receita adicional que alcance um público amplo. Se o seu objetivo é aumentar a notoriedade da marca e aumentar o alcance, uma aplicação pode fornecer-lhe outro ponto de contacto importante com os clientes e potenciais clientes existentes.
Antes de fazer um investimento, é sempre importante perguntar por quê. E investir em um aplicativo não é diferente. Quais são os resultados desejados do desenvolvimento de um aplicativo? Seja a conscientização da marca, a fidelização de clientes ou a criação de incentivos e promoções em torno de seus especiais, considere esses fatores e outros antes de criar um aplicativo para dispositivos móveis.
Custos
Uma vez que você decidiu que um aplicativo é um bom investimento, como ele será desenvolvido? Podemos usar uma empresa de desenvolvimento de aplicativos, um desenvolvedor autônomo ou um criador de aplicativos do tipo “faça você mesmo” . Uma empresa de desenvolvimento pode criar um aplicativo de US $ 5.000 a US $ 50.000. O desenvolvedor freelancer tem um custo por hora de US $ 50 a US $ 80, enquanto um construtor de aplicativos do tipo “faça você mesmo” pode custar de US $ 30 a US $ 649 por mês. Escolha a opção de desenvolvimento que melhor se adapta ao seu orçamento (e cronogramas).
A empresa de desenvolvimento de aplicativos aliviaria a maior parte da responsabilidade pela manutenção e desenvolvimento inicial, como você os pagaria para gerenciar a logística do aplicativo. Um freelancer também lidaria com a manutenção e o desenvolvimento inicial. Por outro lado, o criador de aplicativos do tipo “faça você mesmo” colocaria grande parte da responsabilidade de desenvolvimento e manutenção no operador. Mas observe que as plataformas de criação de aplicativos oferecem modelos e geralmente têm instruções passo a passo para tornar o processo o mais simples possível. As plataformas permitem até o acesso a aplicativos em várias plataformas, oferecendo aos restaurantes uma maneira de expandir o alcance. Para operadoras de restaurantes menores, um criador de aplicativos seria a rota de criação de aplicativos mais acessível.
Recompensas
As pessoas adoram incentivos para comprar coisas! Quando um aplicativo de restaurante oferece recompensas por uma certa quantia de dinheiro gasto com o rastreamento de compras no aplicativo, o restaurante está, em última instância, impulsionando clientes fiéis. Essas compras, que alguns aplicativos rastreiam como pontos, dinheiro ou o número de vezes que o cliente fez visitas à loja, permitem que os clientes usem essas recompensas para ganhar itens como itens de menu gratuitos, cupons e outras ofertas especiais. Os clientes são recompensados pela lealdade. Isso, por sua vez, cria clientes com maior probabilidade de se tornarem compradores repetidos. De fato, 80% dos clientes retornariam aos restaurantes para colher os benefícios do aplicativo. Outro benefício de recompensas é para referências incentivadas. Através de referências, o seu restaurante ganha um novo cliente e aumenta a fidelidade do seu cliente atual. Isso é um ganha-ganha.
Os aplicativos podem rastrear recompensas de maneiras diferentes. Por exemplo, o Chick-fil-A usa um sistema baseado em pontos que aumenta toda vez que um cliente faz uma compra. O BJ’s Restaurant and Brewhouse recompensa os clientes que simplesmente baixam o aplicativo com uma sobremesa grátis. A Domino’s leva recompensas para o próximo nível e dá aos clientes que baixam o aplicativo, recompensas por comer pizza – mesmo que não seja uma pizza da Domino’s.
Outro passo para aperfeiçoar as recompensas do seu aplicativo é utilizar as notificações por push como uma forma de lembrar os clientes de recompensas que estão esperando que eles sejam resgatados. O aplicativo do Chick-fil-A irá disparar uma notificação de envio ocasionalmente, lembrando os usuários do aplicativo que eles têm um “tratamento” esperando para ser usado.
Imagens
Semelhante às compras on-line, as imagens ajudam os clientes a tomar decisões de compra sobre seus alimentos. Atraia seus clientes com imagens de alta resolução de opções de menu. Isso não só parece atraente, mas permite que os clientes vejam os ingredientes e as opções para personalizar as seleções. Os aplicativos trazem a experiência de tomada de decisões para os dedos de seus clientes.
Encomendas no aplicativo
Considere que o aplicativo apresenta uma enorme vitória! Seus clientes preferem a conveniência, especialmente quando existem muitas opções que permitem que os clientes peçam comida facilmente em um smartphone. Com seu próprio aplicativo de marca, você pode garantir que as opções de menu e os preços estejam prontos para a seleção e as modificações dos clientes. Uma vez encomendado, o cliente pode optar por pegar seu pedido em áreas de restaurante designadas, ou nunca deixar seu veículo usando o drive-thru para obter comida. O Chick-fil-A e o McDonald’s permitem que os clientes reivindiquem seus pedidos no restaurante, em áreas designadas ao meio-fio ou no drive-thru após o pedido e pagamento da comida pelo aplicativo. Se você faz parceria com um parceiro de pedidos digitais como o GrubHub ou o Olo, o pedido é enviado ao seu restaurante por meio de um tablet e, em seguida, deve ser inserido manualmente no seu PDV.
Quando os clientes visitam seu aplicativo, você quer que a experiência deles seja a mais perfeita possível. Siga o exemplo dos aplicativos da Amazon e do Domino, por exemplo. Os clientes podem fazer o pedido e pagar imediatamente através dos recursos “compra com um clique” e “clique zero”. Nos dois aplicativos, os clientes podem reordenar as compras recentes em suas contas. Processamento de pagamentos simples e seguro no aplicativo pode melhorar a experiência do usuário, enquanto atende ao desejo do cliente por conveniência.
Acompanhamento de pedidos e check-in
Depois de concluir uma compra no aplicativo, os clientes querem saber quando os pedidos estarão prontos. Se você tiver um sistema de exibição de cozinha , poderá fornecer atualizações de status de pedidos em tempo real aos clientes. Isso permite que seus clientes pontuem a chegada de seu restaurante, minimizando o tempo de espera. Após a chegada, eles podem fazer o check-in através do aplicativo para garantir que sua comida seja fresca. Considere as notificações por push que mantêm os clientes cientes do status do pedido em tempo real. Por exemplo, o aplicativo de delivery de terceiros DoorDash usa notificações push em todos os estágios do pedido, desde o processamento até a entrega. Fornecer aos clientes o máximo de informações possível permite um processo de pedido eficiente.
Opções de feedback
Você valoriza as opiniões de seus clientes. Depois de fazer o pedido, você pode usar um aplicativo para acompanhá-lo e aprender sobre a experiência da marca. Notificações push são uma boa opção para isso, porque uma pesquisa pode ser acionada no aplicativo assim que o cliente recebe sua refeição. Esse feedback pode fornecer operações de restaurante mais eficientes e permitir que você atenda às necessidades de seus clientes rapidamente.
Pronto para começar?
Um aplicativo é uma ótima maneira de criar uma base de clientes fiéis por meio de recompensas, incentivos e cupons. Operadores de múltiplas unidades e franqueados podem colher os benefícios de um aplicativo se decidirem que é um investimento que vale a pena. Se os donos de restaurantes tomam ou não essa decisão, o fato é que os aplicativos são comuns em todos os setores.
Fonte: Modern Restaurant Management | por Devyn Nance