Uma das maiores ameaças que o setor de varejo tradicional enfrenta é a invasão de lojas on-line e da concorrência móvel. Com os consumidores capazes de fazer compras em qualquer lugar, a qualquer momento, através de lojas on-line, a necessidade de varejistas de tijolo e argamassa está se tornando menos essencial, já que os clientes não precisam mais frequentar a rua para encontrar as melhores ofertas. Isso levou a uma reavaliação completa da rua tradicional, com vários nomes familiares – como BHS e Debenhams – ou desaparecendo completamente ou entrando em tempos difíceis.
Pesquisa conduzida pela loveit coverit, que analisou como a tecnologia móvel impactou a maneira como compramos, mostrou que mais de dois terços dos consumidores usam seus smartphones para verificar os preços dos concorrentes na loja. Isso tem um impacto muito prejudicial sobre os varejistas, que muitas vezes não podem competir com preços mais baratos on-line e demonstra as maneiras pelas quais a tecnologia está afetando a indústria. Apesar disso, existem algumas maneiras pelas quais os varejistas estão utilizando a tecnologia móvel para atrair consumidores. Esses incentivos não apenas incentivam novos clientes a varejistas de tijolo e argamassa, mas também impedem as vendas de competir on-line.
Integração de aplicativos móveis
Uma maneira bem-sucedida de os varejistas aproveitarem a tecnologia móvel na loja é ter um aplicativo móvel dedicado a sua marca. Ao contrário dos varejistas on-line, que costumam ter um aplicativo para dispositivos móveis como uma extensão de seu website, embora com maior funcionalidade para dispositivos móveis, os varejistas de lojas físicas podem usar uma plataforma móvel para incentivar as vendas. Isso pode ser usado como um meio de verificar a disponibilidade, reservar itens específicos, alertar os consumidores sobre as vendas e fornecer informações mais detalhadas sobre os produtos. Mas uma das melhores maneiras de usar um aplicativo para dispositivos móveis é criar um esquema de fidelidade.
Os varejistas tradicionais têm sido extremamente bem sucedidos com cartões de fidelidade por décadas – com o Club Card da Tesco sendo o principal exemplo. Recentemente, no entanto, houve uma mudança para uma integração mais tecnológica, com os aplicativos móveis substituindo os cartões em uma variedade de varejistas. Eles se tornaram uma forma de os clientes coletarem e rastrearem pontos e facilmente lucrarem com suas recompensas na loja, garantindo que visitem os varejistas com mais frequência. Para um excelente exemplo de como a integração de aplicativos funciona com um esquema de recompensas, você só precisa olhar para o sucesso de cadeias de café como o Café Nero ou a Starbucks. Seus aplicativos permitem que os clientes economizem pontos para itens gratuitos, além de oferecer recompensas espontâneas por lealdade. Esses aplicativos móveis específicos também funcionam como um método de pagamento, o que aumenta ainda mais a integração de smartphones.
O único problema com aplicativos móveis dedicados é que, uma vez que cada varejista tenha um, os consumidores rapidamente ficam sobrecarregados, o que reduz o engajamento. Uma alternativa é a presença em um aplicativo de compras “geral”, que abrange uma variedade de varejistas em um só lugar, permitindo que os varejistas comercializem para públicos específicos. A pesquisa do Retail Me Not sugere que o uso de aplicativos gerais de compras pode aumentar o tráfego na loja em até 35%.
Opções de pagamento de smartphones
Embora as carteiras móveis existam há vários anos e a maioria dos varejistas as tenha integrado em seus métodos de pagamento, elas estão se tornando uma arma importante para os varejistas manterem as vendas na loja. Como as transações em dinheiro se tornam menos frequentes – a pesquisa loveit coverit revelou que ficou atrás de pagamentos com cartão sem contato e Chip & PIN – a necessidade de opções alternativas de pagamento é clara. E com cada vez mais jovens (entre os 18 e os 35 anos) a exigir integração móvel, os leitores de cartões que recebem pagamentos da Apple Pay, Samsung Pay e outros estão a tornar-se mais importantes para os retalhistas de tijolo e argamassa.
Uma das principais vantagens de oferecer pagamento móvel é que ele oferece aos clientes uma forma rápida e fácil de pagar. É lógico que, se os consumidores podem facilmente fazer compras em um varejista de tijolo e argamassa, é menos provável que procurem um concorrente on-line. Isso parece ser reforçado pelos dados, com uma pesquisa de 2015 da Harris Poll e da Digimarc mostrando que metade dos compradores quer que sua experiência de compra seja mais rápida. A integração do pagamento móvel é uma maneira de atingir esse objetivo.
As opções de pagamento por smartphone também têm um impacto significativo nas empresas menores, que também sofrem com a falta de tráfego na rua principal. A visão tradicional é a de que as empresas menores – sejam elas cadeias independentes, pop-ups ou bancas de mercado – são estabelecimentos apenas de dinheiro, o que tende a afastar os consumidores. No entanto, com a integração de pagamentos móveis por meio de sistemas de POS e pequenos leitores de cartões, de empresas como iZettle, Square e Clover, as pequenas empresas podem oferecer aos clientes uma forma alternativa de pagamento, aumentando potencialmente as vendas.
Marketing seletivo de SMS
O marketing por SMS pode parecer um pouco antiquado para alguns varejistas, especialmente com formas tecnologicamente mais avançadas de colocar sua marca na frente dos clientes, mas pode ser muito eficaz para impulsionar os passos. Os varejistas podem usar o SMS para informar os clientes existentes sobre transações e vendas, incentivando-os a visitar a loja e, potencialmente, gerando mais vendas. Os varejistas também podem usar a campanha de SMS para obter informações valiosas sobre seus clientes, que podem ser usados para segmentá-los com as ofertas mais relevantes. Além disso, os textos promocionais têm uma taxa de abertura de 99%, o que é significativamente maior graças aos e-mails e outras formas de marketing.
Embora essas medidas possam não ser suficientes para mudar completamente o destino do setor de varejo, elas demonstram que há algumas mudanças que podem ser implementadas por lojas de tijolo e argamassa para ajudar a impulsionar as vendas.
Fonte: Mobile Marketing Magazine