No alcance sempre crescente da sinalização digital, as empresas relacionadas a varejo e alimentos dominam a participação de mercado. Menus Digitais para restaurantes usam variações de comunicação de sinalização digital para melhorar a experiência de visualização, modificar o comportamento do espectador e promover suas chamadas para a ação.
A conseqüência pretendida é promover a fidelidade do cliente e repetir negócios e mostrar diferenciação em um esforço conjunto para conter o fluxo de mercantilização e a aparência da mesmice.
Em nenhum lugar isso é mais evidente do que em restaurantes de atendimento rápido e lojas de conveniência. E uma das soluções mais procuradas nesses nichos é a incorporação de Menus Digitais.
Tal como acontece com a maioria das sinalizações digitais, os Menus Digitais parecem bastante simples na superfície. Parece que tudo que você precisa fazer é pendurar os monitores e colocar em exibição uma lista de itens de menu e dizer que o trabalho está completo.
Uma pesquisa mostra que 74% dos clientes dizem que um menu fácil de ler é uma prioridade e que 30% dos clientes dizem que a sinalização digital influenciou uma compra não planejada.
As estatísticas também mostram que os espectadores gastam 30% mais tempo analisando a sinalização digital em comparação com os sinais estáticos.
Todos nós já vimos Menus Digitais para restaurantes, mas o que se destaca é o seu grau variado de sucesso. Um grupo de especialistas no assunto da indústria de restaurantes de atendimento rápido, estima que mais de 60% dos Menu Digitais atuais estão errados.
Aqui estão alguns dos erros mais comuns em Menus Digitais:
- Design inadequado, uso de espaço e muita informação na tela
- Legibilidade fraca
- Usando uma imagem estática monótona
- Animação excessiva em que os itens desaparecem antes que o espectador possa decidir
- Menus de texto que são fáceis de ignorar
Como toda sinalização digital, os objetivos precisam estar na frente e no centro. O Menu Digital deve ser projetado para melhorar a experiência de visualização, bem como modificar o comportamento do espectador à medida que respondem a uma chamada à ação.
O conteúdo precisa ajudar o espectador a decidir, fazer uma escolha e fazê-lo de maneira mais rápida. Se feito corretamente, isso melhora o fluxo de cliente.
Lista de elementos de design para ter em mente:
- Conheça o espectador e projete para eles
- Mantenha simples. Muitos itens e opções acabam sendo confusos
- Legibilidade é fundamental. A escolha e o tamanho da fonte determinam a legibilidade
- Cuidado com as distrações. Concentre-se no que você deseja que o espectador decida
- Muitas zonas podem distrair, mas fazer “especiais” pode ser útil para a empresa e o espectador
- Se for um menu fixo, não role ou anime. As pessoas demoram a decidir e, se o menu for muito rápido, elas não terão esse tempo
- O vídeo, se bem feito, pode levar os olhos do espectador. Pode dar pistas sutis e ajudar a tomar decisões rápidas. Mas… se não for feito corretamente, pode ser uma distração
Nós todos sabemos que a indústria de varejo e restaurantes é altamente competitiva, e a menos que você tenha uma proposta única de venda, é provável que você tenha problemas em se destacar da multidão.
O estado atual da indústria está levando os donos de restaurantes a buscar maneiras de se diferenciar da competição acirrada. Muitos estão implementando Menus Digitais, o que é um passo na direção certa, mas alguns desses menus são uma porcaria!
O que sabemos é que simplesmente a atualização de menus estáticos para Menu Digitais não é suficiente por si só. É necessário envidar mais esforços na estratégia de conteúdo e design desses menus, a fim de impulsionar as vendas, engajar os clientes e aprimorar sua experiência no local.
Se devidamente planejados, projetados e implementados, os Menus Digitais podem inclinar a balança em favor de um restaurante.