A sinalização digital rapidamente estabeleceu seu lugar como tecnologia “obrigatória” em grande parte graças à sua enorme flexibilidade, o que significa que ela pode ser usada em quase todos os tipos de ambientes.
Agora, a sinalização digital está sendo emparelhada com a Internet das Coisas (IoT) para o que está se moldando para ser uma parceria de potência.
A Internet versus a Internet das Coisas
Muitos usos da sinalização digital tiram proveito de sua capacidade de se conectar à Internet. Por exemplo, ela pode ser usada para fornecer dados em tempo real de feeds RSS.
Conectar a sinalização digital à Internet of Things oferece o potencial para levar isso a um nível totalmente novo. As cidades inteligentes (provavelmente mais notavelmente Nova Iorque) já estão fazendo parcerias com a sinalização digital com a Internet das Coisas para tornar a vida mais fácil e segura para as pessoas nelas, com um olho no gerenciamento de situações de emergência.
No ambiente comercial, é mais provável que essa parceria seja usada para apresentar conteúdo focalizado com precisão no(s) cliente(s) usando a sinalização digital e, como tal, seu desenvolvimento será baseado em duas questões-chave:
Quais são os dados mais relevantes e em tempo real para esse cliente? E quais elementos de dados em tempo real contribuem mais para um retorno significativo do investimento (ROI)?
Para abordar o primeiro, a sinalização digital interativa requer atualmente algum nível de entrada do cliente para iniciar o envolvimento na maioria dos casos. Isso forma uma barreira à entrada, ainda que baixa.
Quando a sinalização digital se conecta à IoT, ela poderá se comunicar diretamente com dispositivos móveis e tecnologia vestível, permitindo que ela antecipe o que o cliente deseja e forneça a ele diretamente.
Ele também pode continuar se comunicando com os dispositivos do próprio cliente para fornecer ajuda e orientação até que o cliente tenha concluído o que pretendia fazer.
Por exemplo, em ambientes de varejo, o cliente pode usar um aplicativo para fazer uma seleção inicial de itens e, em seguida, usar a tela da sinalização digital para virtualmente “experimentá-los” virtualmente antes que o sinal envie instruções ao telefone para ativá-los para encontrar sua lista de itens nas prateleiras.
Então, se necessário, esse caminho de dados em tempo real pode permitir que os clientes testem seus itens escolhidos na realidade antes de ir ao balcão para pagar (ou possivelmente voltar ao sinal digital para pagar).
Quanto aos elementos de dados em tempo real que mais contribuem para um retorno significativo do investimento (ROI)…
Em princípio, a sinalização digital e a IoT poderiam fornecer aos clientes dados quase ilimitados em tempo real, mas, no mundo real, isso seria quase certamente desnecessário e indesejável.
Em vez disso, as empresas precisarão identificar e focar nos usos que proporcionam o ROI mais alto, e é muito provável que, em muitos casos, isso signifique simplesmente que o uso da IoT permite uma rotação mais polida na forma como a sinalização digital já é usada.
Por exemplo, no setor de hospitalidade, a sinalização digital já é usada para exibir promoções especiais. Com a ajuda da IoT, ela pode ser usada para conectar-se a aplicativos de fidelidade em dispositivos móveis dos clientes e exibir ofertas personalizadas quando estão em “posição de compra”, ou seja, na caixa automática ou na presença de um servidor.
A lista pode continuar, mas está claro que a sinalização digital e a IoT terão uma grande sinergia em várias indústrias daqui para frente.
Fonte: Digital Signage Connection | por Chloe Ward